sexta-feira, maio 12, 2006

339 - os sonhos dos nossos anciãos

Num dos «posts» anteriores disse que jamais misturaria religião com futebol. Os rituais ligados ao «pontapé na borracha» desagradam-me, o sr. Trapatonni com um frasquinho de água benta, o sr. do Chelsea aos beijinhos às medalhas, o sr. Oliveira a espalhar alhos no balneário.

Uma vez li que se a «macumba» resultasse o campeonato da Baía acabaria sempre empatado, é, precisamente, isso que penso.

Por outro lado se Deus existe não estará mais preocupado em resolver o problemas das crianças «enmoscadas» e esfomeadas de África que interferir no resultado dum desafio de «pontapé na borracha»?

Quando olho para trás e releio este «post» parece que o escrevi há muito tempo, hoje, provavelmente, escrevê-lo-ia de outro modo.

Diz o chefe índio:

«A vossa religião foi escrita em placas de pedra pelo dedo de ferro de um Deus encolerizado, para que não fosse esquecida. O Pele-Vermelha nunca poderia relembrar ou compreender isso.

A nossa religião é a tradição que vem dos nossos avós, é os sonhos dos nossos anciãos, transmitidos pelo Grande Espírito, e é também as visões dos nossos Chefes. Ela está escrita no coração do nosso povo.

Os vossos mortos deixam de vos amar e também à terra que os viu nascer logo que transpõem o limiar das suas sepulturas. Eles vagueiam muito para além das estrelas, são esquecidos rapidamente e nunca mais voltam. Os nossos mortos nunca esquecem este belo mundo que um dia lhes deu vida. Eles continuam a amar os sinuosos rios, as altas montanhas, os vales escondidos, e constantemente espalham a sua dedicada afeição sobre cada ser vivo, e muitas vezes regressam para visitarem e confortarem os vivos.

O dia e a noite não podem morar juntos. O Pele-Vermelha sempre evitou a aproximação do Homem-Branco, como a neblina da manhã na encosta da montanha evaporando-se antes do aparecimento do Sol»

Ao reler estas palavras há uma frase que destaco:

O Pele-Vermelha sempre evitou a aproximação do Homem-Branco

será que os índios iam ao cinema?


5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não, Pedro, os indíos não iam ao cinema. O cinema é que deformou o nosso pensamento sobre os indíos.

sexta-feira, maio 12, 2006 10:47:00 da manhã  
Blogger pedro oliveira said...

«O Pele-Vermelha sempre evitou a aproximação do Homem-Branco, será que os índios iam ao cinema?»

o filme era este:

«Desenvolvendo, estes dois cowboys, vão para a montanha pastar ovelhas; depois, começa a nevar e tal e os gajos estão lá sózinhos e isolados ; e vem um Ah, e tal... tá frio nao tá?! e o outro Ah, pois, tá a cair aquela nevezinha molha-parvos, que é assim fraquinha , mas é fria ... Bom...
começam com esta conversa meteorologica e ... pimba»

[deixo o resto à vossa imaginação]

Gaia, isto era apenas uma tentativa politicamente incorrecta de fazer humor, tenho amigos "homo" e orgulho-me da nossa amizade, aliás, eu vou confessá-lo, embora, possa ser mal interpretado até tenho amigos benfiquistas.

sábado, maio 13, 2006 8:40:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Bem me parecia que era humor, mas como não vi o filme dos cowboys gay. Fico grata pelo resumo. se, assim é, ovelhas e chuva molha parvos, pronto, não perdi nada. Aguardo a versão, em episódios televisivos, gentilmente a anunciar pela TVI, claro.
Mais um ponto em comum. Tb tenho amigos benfiquistas, mas de futebol,nada sei. Cá em casa, jogam a verde. Verde de Leão.

sábado, maio 13, 2006 2:34:00 da tarde  
Blogger António Almeida said...

nós (benfiquistas) não respondemos a provocações!

sábado, maio 13, 2006 5:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

concordo António!

domingo, maio 14, 2006 4:47:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

não é o fim, nem o princípio do fim, é o fim do princípio